Resiliência: capacidade extraordinária para recomeços

A vida não é aquele “mar de rosas”. Não mesmo! E muito cedo cada pessoa vai se deparando com situações extremas em que são exigidas além das suas forças, tanto fisicamente quanto emocionalmente. E nesses momentos facilmente encontramos as que se abatem e desistem. Mas, há aquelas que são “esticadas” ao máximo, e conseguem voltar a um estado emocional estável e organizado.

Vi uma entrevista na TV, após uma catástrofe no Sul no Brasil, onde uma mulher que havia perdido tudo, inclusive alguns familiares, ao ser interrogada pelo repórter, respondeu: “Estou arrasada, mas vou buscar forças e vou recomeçar. Apesar da dor que sinto, tenho que recomeçar.”  Quanta resiliência em uma pessoa só! Quanta capacidade pra recomeçar!

Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum..png

Na área da psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

É necessário ser otimista e acreditar diante das adversidades, ter habilidade de persistir nos momentos difíceis, ser resiliente, mantendo a esperança e a saúde mental.

Pessoas resilientes tornam-se mais fortes após situações difíceis. Elas aprendem com as dificuldades e se fortalecem nas tempestades. Por que isso acontece?  Porque elas desenvolvem confiança em si mesmas, aprendendo que há novas formas de lidar com qualquer situação.

Com a entrevistada do Sul aprendemos uma lição: podemos perder muitas coisas na vida, não a disposição para seguir. Pois, ainda que testados ao extremo, temos em nós uma capacidade extraordinária para recomeços.

Deixe um comentário